terça-feira, 20 de abril de 2010

Com emocao ou sem emocao?

Chegando em Agra, corremos para o Taj Mahal. Do lado de fora, ficam homens, mostrando suas carteirinhas de guias turisticos, oferecendo seus servicos. Eles comecam pedindo 200 rupias por pessoas e vao baixando o preco, sempre com a carteirinha a mostra pra deixar bem claro que eles sao guias registrados. Alguns desses homens gritavam seus precos para nos estrangeiros, e no meio dos gritos eles tambem diziam que especialmente naquele dia o Taj era de graca. Nem me comovi, porque eles gritam todo o tipo de coisa pra chamar a nossa atencao. Desta vez, no entanto, eles falavam a verdade; era o Heritage Day, e varios monumentos do mundo tem, nesse unico dia do ano, entrada gratuita. Consequentemente, o local estava bem lotado e ateh havia uma certa fila pra entrar.

A multidao, na verdade, nao foi um problema; as mulheres vestidas com saris bem coloridos e as criancas nos trajes tipicos brilhantes soh deixaram a paisagem do taj mais interessante.

Sobre a experiencia de ver e entrar no Taj, soh posso dizer que, de longe, o individuo tem a sensacao de estar olhando para uma foto no guia turistico ou cartao postal. Eu comecei a observer o palacio pensando na simetria, nas caracteristicas arquitetonicas, no processo historico, e terminei com o sentimento de que o taj eh algo familiar, intimo. Enfim, foi uma transicao do racional para o emocional, meio dificil de explicar.

Apos nos despedirmos do Taj, encaramos um calor de 40 e tantos graus e chegamos ateh Agra Fort. O forte tinha sido construido algumas geracoes anteriores a Shah Jahan (para os que esqueceram, o cara que construiu o Taj Mahal), mas foi a historia dele com o forte que ficou mais marcada. Visitamos o quarto dentro do forte onde Shah Jahan foi aprisionado por seu filho (entre os motivos da prisao, a construcao de monumentos grandiosos gastando todo o dinheiro da familia). Nesse quarto, Shah Jahan soh conseguia ver a sua criacao (o Taj) por meio de um reflexo no diamante (historia contada pelo guia – sim, desta vez contratamos um guia – e ainda nao verifiquei quais das muitas historias sao verdadeiras).

O forte tambem impressionou pelos sistemas de refrigeracao (cooling) pre-eletricidade, pelas misturas de pedra vermelha com marmore branco e pela vista incrivel da cidade.

Saldo: excelente viagem. Eh claro que, pra compensar, a viagem de volta foi bem conturbada: aproximadamente 9 horas de trem, numa viagem que deveria levar apenas 4. Mas tudo bem; isso foi soh pra dar um pouquinho de emocao.


Fotos do Taj e do forte! http://www.facebook.com/album.php?aid=2027460&id=1657453131&l=fa4621e6dd

3 comentários:

  1. Eu nunca soube nada desse Agra Fort, massa.
    O Taj Mahal eu só sei a história porque o Jorge Ben já contou:
    "Foi a mais linda história de amo-oooooor
    Que me contaram e agora eu vou contar
    Do amor do príncipe Shah Jehan
    Pela princesa Mumtaz Mahaaaaal
    Tê Tê Tê, Têtêretê
    Tê Tê, Têtêretê"

    Aliás, a música é só isso, né? Ele nem conta a história...

    ResponderExcluir
  2. Adoramos as fotos (Jonitz e eu) e os post's (de bom tamanho, don't worry!). bjos da família em JP.

    ResponderExcluir
  3. O Jorge Ben nao quis abordar a parte dura da historia...E nem comenta que a mulher morreu quando estava parindo seu decimo quarto filho

    ResponderExcluir