terça-feira, 20 de abril de 2010

Eu vou pra Agra eu vou

Alguns dos leitores desse blog ja sabem que fui para Agra nesse fim de semana, visitar o Taj Mahal, mas poucos sabem o sufoco que foi chegar ateh la (e sair).

Antes de ir, fomos avisadas de um protesto de uma casta inferior lutando por seus direitos. Ateh aih sem problemas. A preocupacao bateu quando disseram que esse mesmo protesto ocorreu ha 2 ou 3 anos atras, e foi bem violento. A partir dai, a viagem para Agra, inicialmente com 8 participantes, encolheu - viramos 5. Mas nao pensem que foi um impulso irresponsavel meu ter ido; pesquisamos bastante, e vimos que atualmente esse protesto esta relativamente pacifico.

Saimos de casa sabado a noite, para pegar o onibus das 22h30 para Agra. Opa!, onibus cancelado (protestantes ocupando a estrada). Da estacao de onibus para a estacao de trem, conhecemos o primeiro motorista de rickshaw simpatico e educado em Jaipur: Krishnan. Krishnan portava consigo um livrinho com depoimentos de estrangeiros em diversas linguas, e todos os depoimentos (que conseguimos ler) atestavam o bom carater de Krishnan. Nos despedimos do novo amigo, entramos na estacao de trem. Centenas de pessoas dormindo na calcada, e dentro da estacao. Apos encarar a fila, surpresa boa: conseguimos passagens para Agra, saindo dali a 3 horas. Ligamos para Krishnan e pedimos uma indicacao de um restaurante/cafe perto da estacao.

Voltando para a estacao, quase na hora do trem, pedimos ajuda a um guarda para entender qual era o nosso vagao. A resposta: "this ticket is ordinary class" (leia-se "muvuca"). Em meio a confusao, no entanto, descobrimos um oasis: um vagao da classe economica soh para mulheres e criancas. Ufa, bem melhor.

Chegando em Agra...isso vai ficar para o proximo post, porque eu acredito que os posts nao devem ser tao grandes assim; desestimula a leitura.
Obrigada para quem acompanhou ateh agora!

4 comentários:

  1. KKKK Quanta aventura!!!!
    Até que o post não ficou tão grande.
    Quando o assunto é divertido não tem problema.
    Perguntas:
    1- Os protestos surtiram efeito nas reinvidicações ou continua tudo na mesma?
    2- Vocês escreveram no caderninho do Krishan?

    ResponderExcluir
  2. Você entrou nesse vagão como mulher ou como criança?

    ResponderExcluir
  3. Lu: Nao estou mais encontrando noticias sobre o protesto, a ultima que vi falavam em convocar uma reuniao e discutir as reinvidicacoes da casta (principalmente cotas).

    Nao escrevi no caderninho de Krishnan! Talvez da proxima vez que andarmos de rickshaw com ele eu escreva...Pelo menos ja tinha um depoimento la em portugues, feito por uma portuguesa.

    Jarbas: duh

    ResponderExcluir
  4. Alice Ann isso me lembra peripécias na Bolívia com o mundo caindo!
    Go Ann, go Ann! As vezes é bárbaro ser o sexo frágil...ou, jovem!

    ResponderExcluir