quarta-feira, 7 de abril de 2010

Um assunto que merece um post: atencao recebida por estrangeiros em Jaipur

Sim, agora ja estou bem adaptada a vida na India, sinto um grande carinho pelas pessoas que viraram amigos que viraram irmaos, estou suportando bem o calor (ate agora), e a pimenta ja eh digerida com mais facilidade. No entanto, ha um aspecto da minha vida cotidiana que ainda causa um certo aborrecimento. As pessoas na rua tem um grande interesse nos estrangeiros (mesmo se o estrangeiro em questao passa pela mesma rua todos os dias, duas vezes por dia, no mesmo horario), e esse interesse pode gerar reacoes que incomodam.

Eu vou tentar, nesse post, apresentar algumas dessas reacoes do povo de Jaipur em escala, da mais sutil para a mais abusiva:
1: pessoa encara o estrangeiro, e nao se intimida se o estrangeiro olha de volta, percebendo que esta sendo encarado.
2: pessoa encara o estrangeiro, e diz algo, geralmente "hi" (reacao mais comum em criancas).
3: pessoa encara o estrangeiro, diz algo, e corre atras do estrangeiro de maneira persistente, ateh que o estrangeiro de alguma atencao e diga "hi" (reacao mais comum em criancas traquinas).
4: pessoa andando de moto ou bicicleta para repentinamente, no meio da rua, encara o estrangeiro e diz algo ou ri (sim, ri; faz alguma piada pro amigo que esta na moto, e ri).
5: pessoa usa seu celular para tirar fotos do estrangeiro, de maneira nada sutil, sem realmente pedir sua permissao e sem se incomodar com o "no" ou "nahi (nao em hindi)" ou com os gritos raivosos do estrangeiro em portugues (quer dizer, em sua lingua de origem).

Quando se trata de criancas, nao ha muito problema; soh querem usar um pouco do vocabulario em ingles que aprendem na escola e falar com essas pessoas diferentes que estao andando na sua rua. Geralmente, estrangeiros respondem com um sorriso e seguem seu caminho. Por sua vez, as criancas, felizes com a interacao bem sucedida, continuarao repetindo a mesma frase ("hi", "how are you?"), na esperanca de estabelecer outra interacao, mesmo que essa nao traga nenhuma informacao nova.

A numero 5, de longe, eh a pior. Se a numero 5 nao existisse, provavelmente eu nao estaria escrevendo esse post. Na rua, no supermercado, ou onde quer que voce esteja eh possivel encontrar uma pessoa (e essa pessoa eh sempre um homem) com um celular com camera pronto para tirar uma foto do estrangeiro exotico. Malditos celulares com camera.

6 comentários:

  1. Tadinhos... eles tem a mesma curiosidade que a gente.
    E tirar foto é bem melhor do que ficar tocando(ou mais precisamente empurrando) pra pedir um trocado, como alguns tem mania de fazer por aí.
    E por acaso, quem é o estrangeiro exótico? Porque já tá com pinta de indiana. rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Então...o problema da foto só deve ocorrer com estrangeira jovem e bonita...se fosse velha e feia (como a sua candidata à sogra indiana), ninguém tirava foto..hahahaha

    ResponderExcluir
  3. nana,
    voce esta causando! de fato o bom é ser invisível, esta liberdade das grandes cidades ocidentais, quando voce é um deles.
    Take care
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ontem, conversando com Namita (indiana que mora comigo) descobri que essa historia de tirar fotos nao eh soh com as estrangeiras! ela disse que eles tiram fotos das indianas tb, e ficam mostrando pros amigos. Namita me contou que uma vez estava no trem com o pai dela, mas o pai estava meio sonolento e nao percebeu a movimentacao de celulares em volta deles. Um dos caras ateh falava pra ela olhar pra foto! Acreditam? Abusados!

    Soh reafirmo que as criancas e outras pessoas de bem sao sempre bem tratadas por mim!

    ResponderExcluir
  5. Acho que vou comecar a levar minha camera e fazer isso mesmo. O maximo que eu faco por enquanto eh falar pra eles que, como eles tiraram minha foto, vao ter que me pagar 500 rupias. Mas a ideia da foto eh boa.

    ResponderExcluir